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Descubra as vantagens da integração entre ERP/CRM e conheça o FOCA!

Podemos comparar a integração entre ERP e CRM como um “tradutor” entre dois sistemas que falam “línguas” diferentes. Ou seja, essa unificação do banco de dados faz com que as informações sejam compartilhadas automaticamente sem a necessidade de replicá-las de forma manual. E isso nos leva a primeira vantagem da integração entre ERP e CRM:

Promove o maior aproveitamento dos dados

A integração garante aos usuários o acesso às informações contidas nos dois sistemas. A grande vantagem para os vendedores é a facilidade de encontrar a informação necessária de forma muito mais rápida.


Imagine que um vendedor para enviar uma proposta para seu possível cliente, precise acessar o cadastro de produtos, verificar se há disponibilidade desse produto e ainda realizar uma cotação. Imaginou? Agora pense no tempo que esse vendedor economizaria encontrando todas as informações que precisa para desenvolver seu trabalho se essas informações estivessem em um único lugar e com poucos cliques!

Quando os dados estão espalhados em diferentes ferramentas, eles acabam não sendo aproveitados da forma como deveriam. Seja pela falta de tempo para verificar dois sistemas diferentes ou mesmo pelo volume de trabalho das equipes comerciais, as informações estratégicas ficam em segundo plano se não estiverem integradas.

Contribui para a diminuição do retrabalho

Como vimos no tópico anterior, a unificação de um ERP com um CRM faz com que os usuários ganhem tempo acessando todas as informações em um só lugar, mas também acaba com a necessidade de atualizar dois sistemas distintos. Afinal, como os dados são compartilhados, o vendedor precisará atualizar apenas um ou outro e as informações já estarão registradas.


Dessa forma, é correto dizer que a integração entre ERP e CRM possibilita a diminuição do tempo gasto com tarefas manuais e facilita a gestão de dados. Se hoje os vendedores atrasam o registro no sistema comercial (usando o próprio ERP ou um CRM à parte), é bem provável que isso ocorra pelo excesso de retrabalho.

Reforça a segurança da informação

Quando uma revenda utiliza diversos softwares de gestão, naturalmente conta com diversos bancos de dados para controlar e proteger. Além das dificuldades de lidar com vários sistemas ao mesmo tempo, o grande volume de informações também pode oferecer um risco para as empresas.


Isso acontece porque ao contar com diferentes fontes de dados, a chance de ocorrer alguma fraude nesses sistemas é maior. Enquanto a centralização de informações garante mais segurança, além de facilitar a realização de backups e sincronização dos dados.

Garante maior eficiência para o negócio

Uma integração entre ERP e CRM também influencia diretamente o aumento de eficiência nas vendas de um negócio, sabia? O motivo é que, através da sincronização do cadastro de produtos, serviços e também de clientes, o vendedor consegue centralizar toda a sua operação no CRM, como gerar propostas, fazer acompanhamentos e verificar a sua agenda.


E o gestor não precisa se preocupar de que essa informação vai ficar parada no CRM. Pela integração, o ERP já recebe os pedidos de vendas gerados no CRM com regras de negócio parametrizadas. Assim, é possível garantir que toda a operação seja mais rápida e muito mais dinâmica. Com toda essa agilidade, as decisões passam a ser tomadas de maneira mais assertiva e ágil também, contribuindo para relatórios mais confiáveis e previsibilidade nas próximas ações.


Conclusão

Ao fim deste conteúdo podemos entender que tanto um ERP quanto um CRM são muito importantes para o crescimento de uma revenda. Mas, já pensou se a sua empresa pudesse ter todas essas facilidades num único software?


O FOCA foi desenvolvido para atender as especificidades de uma revenda de TI. Podemos afirmar que atendemos mais de 90% das rotinas do segmento, inclusive todo o processo de faturamento direto (via revenda ou distribuidor), soluções completas e integradas em gestão de clientes, controle de vendas, controle financeiro, fluxo de caixa, emissor de notas fiscais, manutenção de contratos (CSP), dashboards, gestão de tarefas, gestão de diversos tipos de comissionamento e, muito mais


Não perca mais tempo, otimize a sua gestão com a gente!

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